INOVAÇÃO

Bibiana Dantas

GESTORA NA ENTERPRISE EUROPE NETWORK NA ANI - AGÊNCIA NACIONAL DE INOVAÇÃO

Bibiana Neves Dantas é responsável pela ges-tão de projetos de europeus na ANI - Agência Nacional de Inovação. Com formação de base em Engenharia de Produção Têxtil e Gestão da Qualidade, pela Universidade do Minho desem-penhou cargos de gestão da produção e qualidade em empresas têxteis da região Norte.

Desde 2008 é a gestora da Enterprise Europe Network na ANI tendo estado dedicada a projetos de apoio às PME, nomeadamente na internacionalização, suporte ao estabelecimentode parcerias de IDI - Investigação, Desenvolvi-mento & Inovação, projetos de transferência de tecnologia e aconselhamento na gestão da inovação.

INTERNACIONALIZAÇÃO

Nuno Morgado

Co-fundador e Presidente da Direção da AAPI - Associação de Ação para Internacionalização

- Licenciado em Gestão Bancária e Mestre em Negócios Internacionais;

- Co-fundador e Presidente da AAPI – Associação de Ação para a Internacionalização;

- Experiência no contacto com as PME's relativamente à sua gestão global, em particular aos negócios internacionais

 

A Associação Ação para a Internacionalização (AAPI) foi fundada em 28 de maio de 2012 e conta com mais de 45 associados entre grandes, médias e pequenas empresas dos diversos setores económicos nacionais. Tem por missão promover a implementação de iniciativas de internacionalização dos associados, através de uma rede integrada de parceiros internacionais que acompanham os investimentos no mercado-alvo, contribuindo ativamente para o desenvolvimento económico de todas as partes interessadas. Posicionando-se como parceiro de referência no domínio da internacionalização, o objetivo da AAPI é a realização de atividades de promoção da internacionalização e desenvolvimento de negócios através da interação entre todos os associados.

 

EMPREENDEDORISMO

João Manuel Vieira Lopes

Presidente da Confederação do

Comércio de Portugal

Licenciado em engenharia eletrotécnica, João Vieira Lopes preside à Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) desde 2010, organização que representa na concertação social. É administrador da Euromadiport e da central de compras cooperativa portuguesa Unimark e preside a direção da Associação dos Distribuidores de Produtos Alimentares (ADIPA).

EMPREENDEDORISMO

Ermanno Aparo

Professor Adjunto do Instituto Politécnico

de Viana do Castelo

Ermanno Aparo nasceu em Agrigento, Itália em 1972. É licenciado em Arquitectura com especialização em Design de Equipamento pela Universitá di Palermo (Itália). Em 2001 obteve com distinção o Master em Design da Domus Academy de Milão (Itália), é doutorado em Design pela Universidade de Aveiro. Atualmente, é Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e já foi coordenador dos cursos de Licenciatura em Design do Produto e do Mestrado em Design Integrado da ESTG IPVC. Foi Visiting Professor dos Mestrado e Doutorado em Design da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, Brasil. 

Ermanno Aparo desenvolveu igualmente projectos nos âmbitos do espaço de interiores, arquitectura e design do produto colaborando com empresas portuguesas e internacionais. Ao longo destes anos tem também desenvolvido projetos de investigação e desenvolvimento principalmente na área do design do produto relacionando-se com as temáticas da sustentabilidade e do design estratégico, colaborando com empresas internacionais como: J.C.Decaux, Outlook Zelco, Mitsubishi Electric Japan, msn Microsoft Europe, Future Concept Lab, Infostrada e diversas empresas portuguesas.

Alguns dos seus projectos foram selecionados em competições de design nacionais e internacionais, publicados em livros e revistas do âmbito e apresentados em exposições e feiras nacionais e internacionais do âmbito.

 

EMPREENDEDORISMO

João Paulo Vieito

Diretor da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Doutor em Ciências Empresariais, especialização em Finanças, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Mestre em Finanças e MBA em Gestão de Operações Comerciais pela Universidade Católica Portuguesa. Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Nos últimos anos tem participado como membro do comité de organização mundial das conferências da Financial Management Association International (FMA), Midwest Finance Association (EUA), Eastern Finance Association e Southern Finance Association (EUA). Desempenha as funções de Vice-Presidente do Conselho Directivo da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo desde 2004.

INTERNACIONALIZAÇÃO

José Carlos F. Pereira

Associação Internacionalização e Inteligência Económica

Português e um apaixonado pelo desenvolvimento de negócios há mais de 20 anos.

Com uma consolidada experiência em vendas e gestão de projetos internacionais, atuou em várias

empresas nacionais e multinacionais.

MBA pela ESADE de Barcelona, já teve a oportunidade de ser líder e liderado em inúmeros contextos e

geografias.

O seu maior propósito, hoje, é estimular mentes, aumentando o ROI, ajudando PME's e donos de

negócios no seu crescimento e desenvolvimento com foco nos resultados.

É também palestrante, academia e organizações privadas, em comércio internacional e gestão de

vendas.

 

INTERNACIONALIZAÇÃO

Anabela Massano

INVESTIGADORA DO GRUPO COLLING NO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Integra o grupo Colling da Universidade de Coimbra que desenvolve soluções científicas para a indústria; atuando, igualmente, na comunicação entre a academia e o sector empresarial. 
Participou na redação e planificação de numerosos projetos de Investigação & Desenvolvimento. 
Especialista em Química - Física e Revestimentos de Polímeros. 

GESTÃO E MARKETING DE EMPRESAS

Ana Maria Soares

PROFESSORA DE MARKETING E ESTRATÉGIA DA UNIVERSIDADE DO MINHO

É Professora auxiliar de Marketing e Estratégia na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, onde dá aulas a nível de graduação e pós-graduação. Tem também colaborado com várias universidades estrangeiras, incluindo no âmbito de projetos europeus. 

Ao nível da investigação, tem larga experiência de orientação de projetos de investigação a nível de mestrado e doutoramento. Os seus interesses de investigação centram-se nas áreas de comportamento do consumidor e marketing e estratégia internacional e o seu trabalho tem sido publicado em várias revistas académicas de referência incluindo Journal of Business Research, International Journal of Consumer Studies, Studies in Higher Education, The International Journal of Cross-Cultural Management e oJournal of Research in Interactive Marketing.

Integra o corpo editorial de várias revistas académicas, entre as quais o Journal of Global Marketing, e o Comité Científico de conferências internacionais, como o International Congress of Marketing Trends e as Jornadas Luso-Espanholas de Gestão.Científica. Colabora ainda regularmente como reviewer ad hoccom várias publicações e conferências científicas internacionais.

 

EMPREENDEDORISMO

Carlos Brito

PRÓ-REITOR DA UNIVERSIDADE DO PORTO PARA A INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Carlos Brito é Pró-Reitor da Universidade do Porto para a Inovação e Empreendedorismo, Presidente do Conselho de Administração da NET, Presidente do Conselho Deontológico da Associação de Turismo do Porto, membro dos conselhos consultivos da COTEC, do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e da Sigma Consulting. 

 

É professor na Faculdade de Economia do Porto bem como na Porto Business School onde tem exercido cargos de gestão e direção de programas. É doutorado em marketing pela Universidade de Lancaster (Reino Unido), MBA pela Universidade Nova de Lisboa e licenciado em Economia pela Universidade do Porto. 

 

https://www.facebook.com/carlos.brito.1884787

GESTÃO E MARKETING DE EMPRESAS

Nuno Gonçalves

HEAD OF ART NA GRAVITY CREATIVE DYNAMICS

"Começo tudo com uma ideia."

Passou por diversas áreas da comunicação

nomeadamente no digital, onde começou a carreira como Web-Designer,

depois fez a ponte para a Publicidade passando pela área da comunicação

no retail. Isto deu-lhe uma visão 360 nas diversas áreas do mercado.

Trabalhou em Agências como: Havas, Young & Rubicam, DDB, Cheil WorldWide

tendo assumido a função de Director Criativo do departamento Digital da Young & Rubicam,

foi também Director Criativo Executivo na Agência Cupido Return on Branding

Actualmente tem funções de Head of Art na Gravity

Volkswagen, Vodafone, Lipton, Jogos Santa Casa, Revista Sábado, Clix, Swatch, Hipermercados E.Leclerc, Redunicre, Samsung, Licor Beirão, Huawei foram algumas marcas trabalhadas entre muitas outras.

Foi premiado em diversos festivais publicitários, assim como foi finalista em dois dos mais importantes festivais publicitários, Cannes e Épica.

 

INTERNACIONALIZAÇÃO

Pedro Magalhães

DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES INTERANACIONAIS DA CÂMARA DE COMÉRCIO

Pedro Magalhães é licenciado em gestão pela Universidade de Staffordshire (UK) e tem o mestrado em gestão empresarial pelo INDEG/ISCTE (Lisboa).

Desempenhou funções de Business Developer na MedicalConsult, onde ajudou a empresa a internacionalizar-se para Angola, Roménia e Emirados Árabes Unidos. Esteve igualmente ligado à Fundação Inatel e ao Holmes Place Iberia, com funções ligadas à componente comercial e de desenvolvimento de negócio internacional.

Esteve também como Diretor da Confederação Internacional dos Empresários Portugueses (CIEP) durante 3 anos, com responsabilidade por dinamizar as ligações comerciais entre Portugal e as Câmaras de Comércio existentes no estrangeiro.

É, desde Janeiro de 2016 o Diretor das Relações Internacionais da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, apoiando empresas portuguesas a exportarem e a investirem no estrangeiro.

INOVAÇÃO

António Mota Vieira

FUNDADOR E DIRETOR DA WEPRODUCTISE

A Weproductise, a funcionar desde 2012, desenvolve e comercializa, através do eco-design, produtos e serviços para uma melhor qualidade de vida. Fazem parte do seu portfólio, para além de outros serviços para empresas, um fablab próprio, uma marca de iluminação decorativa (Bomerango), uma marca de mobiliário ergonómico (BodyMover), uma alojamento familiar (LaranjaLimão GuestHouse) e serviços de animação e entretenimento (LaranjaLimão Eco-Parque).

 

António Mota Vieira, Licenciado em Engenharia Biológica e mestre em CiÊncias ambientais fundou e dirige a Weproductise desde 2012.

 

GESTÃO E MARKETING DE EMPRESAS

José Fontes

COORDENADOR DA UNIDADE DE EMPREENDEDORISMO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JOVENS EMPRESÁRIOS

José Fontes é licenciado em Relações Internacionais, pós-graduado em gestão, integrou o primeiromovimento de promoção e apoio ao empreendedorismo nacional lançado pioneiramenteem 1997, pela ANJE. Desde então, tem as-sumido a coordenação de vários projetos estratégicos no âmbito da promoção do empreendedorismo de base regional, mas também de base tecnológica. Tem ainda responsabilidades no âmbito da promoção do empreendedorismo nas indústrias criativas, empreendedorismo autárquico e social. Coordena o Programa “Bandeira” como a Academia dos Empreendedores que organiza inúmeras iniciativas de apoio ao empreendedorismo destacando se a Feira doEmpreendedor, o Prémio do Jovem Empreendedor, o RoadShow, o Concurso Nacional de Ideias entre outros. Tem participado com regularidade em júris de avaliação de projetos de elevado potencial, como é caso do PNIC, iUPK25, BGI, BIG SMART CITIES, IDEIALAB entre outros. Integrou recentemente o primeiro movimento nacional de apoio ao Scaleup. Tem uma intervenção regular como orador em congressos, conferências, work-shops, e eventos similares, intervindo em painéis sobre criatividade, inovação, business plan, gestão, design thinking e criação do próprio emprego.

INOVAÇÃO

André Fernandes

GABINETE DE TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DA U. PORTO INOVAÇÃO

André Fernandes licenciou-se em Economia na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, sendo Mestre em Desenvolvimento Curricular pela Astronomia através da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. No que respeita a formação continua, tem desenvolvido competências em empreendedorismo e inovação. Possui experiência profissional em transferência de tecnologia, gestão de I&D e inovação, planeamento, controlo de gestão, finanças, marketing e vendas. Integrou os quadros de duas empresas nacionais da área dos transportes públicos, de uma empresa nacional da construção civil e obras públicas e colaborou com um instituto de interface ligado à Universidade do Porto. É responsável pelo fomento da relação Universidade-Empresas na U.Porto Inovação, o gabinete de transferência de conhecimento da Universidade do Porto.

 

INTERNACIONALIZAÇÃO

Luís Reis

SENIOR MARKET MANAGER NA AICEP - AGÊNCIA PARA O INVESTIMENTO E COMÉRCIO EXTERNO DE PORTUGAL

Pós-graduado em Marketing e licenciado em Relações Públicas, colabora regularmente com várias instituições de ensino e associações empresariais em várias especializações e formações nas temáticas da internacionalização e captação de investimento estrangeiro. Atualmente, é responsável, na AICEP, pelo acompanhamento e apoio às iniciativas de internacionalização das Associações Empresariais. Após diversas experiências profissionais nas áreas da formação, comercial e marketing, iniciou (em 1998) o seu trabalho no então ICEP, em Espanha. De volta a Portugal, desempenhou diversas funções técnicas e de Direção nas áreas de apoio à internacionalização de PME’s e na captação de investimento estrangeiro.

EMPREENDEDORISMO

Ermanno Aparo

Professor Adjunto do Instituto Politécnico

de Viana do Castelo

Ermanno Aparo nasceu em Agrigento, Itália em 1972. É licenciado em Arquitectura com especialização em Design de Equipamento pela Universitá di Palermo (Itália). Em 2001 obteve com distinção o Master em Design da Domus Academy de Milão (Itália), é doutorado em Design pela Universidade de Aveiro. Atualmente, é Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e já foi coordenador dos cursos de Licenciatura em Design do Produto e do Mestrado em Design Integrado da ESTG IPVC. Foi Visiting Professor dos Mestrado e Doutorado em Design da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, Brasil. 

Ermanno Aparo desenvolveu igualmente projectos nos âmbitos do espaço de interiores, arquitectura e design do produto colaborando com empresas portuguesas e internacionais. Ao longo destes anos tem também desenvolvido projetos de investigação e desenvolvimento principalmente na área do design do produto relacionando-se com as temáticas da sustentabilidade e do design estratégico, colaborando com empresas internacionais como: J.C.Decaux, Outlook Zelco, Mitsubishi Electric Japan, msn Microsoft Europe, Future Concept Lab, Infostrada e diversas empresas portuguesas.

Alguns dos seus projectos foram selecionados em competições de design nacionais e internacionais, publicados em livros e revistas do âmbito e apresentados em exposições e feiras nacionais e internacionais do âmbito.

 

© 2018 LIONSOUT